01/01/2010

Produção de textos.

PRODUÇÕES DE TEXTOS.
            Escrever é uma habilidade que se adquire com o exercício e o tempo, e torna-se fruto das atividades desenvolvidas pela criança e sua vida social e escolar. Forma sua maneira individual de perceber e construir o mundo em que vive, expondo idéias, sentimentos e opiniões.
            A atividade da escrita não é um ato solitário; é necessário criar um ambiente de descontração e naturalidade que o aluno utilize livros, jornais ou recorra aos colegas e/ou ao educador (a), levando-o a identificar possíveis falhas.
            Tudo aquilo que consiga expressar idéias, sentimentos, pensamentos e emoções, com o objetivo de comunicação é considerado texto, como: frases, orações, conjunto de idéias, histórias e etc.
            Então como trabalhar com a produção de textos?
            Através de oficinas. Segue abaixo algumas idéias.
TEXTO COLETIVO:
            O educador propõe um tema por meio de uma gravura ou de um título. Os alunos devem dar sugestões o que a gravura sugere. O educador escreverá as sugestões no quadro e, quando terminar a produção do texto, deve ler o texto com os alunos. Pode-se também variar a leitura: cada fileira de alunos poderá ler uma frase.
Objetivo: Possibilitar o aluno discutir alguns aspectos estruturais do texto com os colegas, tais como: pontuação, características dos personagens, análise e argumentos críticos coerentes.
TEXTOS PRÁTICOS:
            A produção de bilhetes, avisos, cartas, convites, anúncios e telegramas necessitam de uma análise prévia dos elementos que os compõem: remetente, destinatário e corpo da mensagem objetiva e precisa.
            Objetivo: Visar os fins utilitários do dia-a-dia, à melhorar a interação dos indivíduos com o mundo em que vive.
MÚSICA:
            Utilizar várias letras de músicas para trabalhar temas de conteúdo na sala de aula e levar o aluno a produzir textos correlativos.
Objetivo: Organizar o pensamento, o desenvolvimento, a inteligência e o conhecimento.
TEXTOS COM SEQUÊNCIAS DE CENAS:
            Possuem estímulo visual, representado em cada cena.
Ao trabalhar textos com sequência de cenas, é necessário:
  • Observar cuidadosamente cada cena;
  • Relatar oralmente os fatos;
  • Criar uma história coletiva;
  • Elaborar o título;
  • Rever o texto escrito;
  • Ler o texto final.
POEMAS:
            Ao escrever poemas, o aluno está trabalhando com sua emoção e com seus sentimentos.
            Geralmente os poemas são escritos em versos e utilizam ritmo, rimas e jogo de palavras (repetição; onagramas; onomatopéias).
DICA: “O educador pode confeccionar com as crianças um livro de coletâneas de poesias e versos escritos por elas, bem como realizar uma tarde de autógrafos com a apresentação de um sarau, quando as crianças podem recitar poemas dramatizados para os apis e para a comunidade escolar”.

Nenhum comentário: