24/01/2010

Técnica do vitral.

         Vitral é um tipo de vidraça feita com vários pedaços de vidro colorido unidos por caixilhos (encaixes) de metal. Os vitrais podem retratar temas diversos, como cenas, personagens, flores, entre outros.
         Acredita-se que os vitrais surgiram antes do século IX. Eles teriam vindo do Oriente, de países do Ocidente a desenvolver vitrais, e por um bom tempo foi o centro dessa arte.
         Os vitrais apareceram nas primeiras igrejas católicas, e estão ligados ao momento da arte gótica. Passaram a fazer parte da arquitetura da época. Eles deixam o ambiente alegre e calmo e permitem que os raios de sol passem pelos vidros, refletindo as diversas cores de que são feitos.
        Antigamente, fazer um vitral era um processo longo e demorado. O vidro era derretido e, então, adicionavam-se as cores. Depois, era levado para a fornalha, aquecida à temperatura de 550 graus Celsius. A seguir, era trabalhado pelos artesãos.

Pintando um vitral:
Objetivos:
Estimular a apreciação estética e desenvolver a imaginação no trabalho com vitrais;
Despertar o interesse por diferentes tipos de arte.
Procedimento:
Peça aos alunos que pintem o desenho com lápis de cor de cores bem vivas. O lápis de cor deve ser pressionado firmemente sobre o papel, de forma que a pintura fique homogênea e forte, sem sombreamento, uma pintura de cor chapada.
Material: lápis de cor.

Nenhum comentário: