04/03/2012

Pesquisa de história.

Segue abaixo a pesquisa de história.
Tudo sobre o seu município.

Para formação do patrimônio da igreja, José Cândido de Queirós e sua mulher D. Maria Elias de Jesus, fizeram doação de 2 alqueires de terras a Mitra Arquidiocesana de Goiás. Conforme Escritura Pública de doação lavra­da em 18 de março de 1922 pelo lº Tabelião do extinto Termo de Campinas, Clemente Rochedo de Abreu, levado ao Cartório de Registro de Imóveis da 3e circunscrição de Goiânia pelo oficial do Registro de Imóveis Maria Alice Coutinho Seixo de Britto, no Livro 3-Qi fls. 243 sob o nº. 22.586. Abrão Lourenço de Carvalho e sua mulher Amônia Maria de Jesus, Antônio Barbosa Sandoval e sua mulher Bárbara Thomásia de Jesus doa­ram em conjunto mais dois alqueires de terras com partes iguais de um alqueire cada uma, cuja escritura foi lavrada em 18 de novembro de 1925 e registrada no mesmo Cartório sob o nº 22.585, no mesmo livro e folhas, não havendo registro de qualquer outra doação que não sejam as citadas.
No dia 3 de maio de 1922 foi levantada uma cruz de aroeira construída e oferecida por Aristídes Frutuoso, celebrando-se neste mesmo dia, a pri­meira missa campal rezada por sacerdote vindo da cidade de Goyaz.
Provisoriamente serviu de capela um rancho de folhas de bacuri, sen­do a primeira festa realizada no dia 11 de maio de 1922 e, no mesmo ano foi iniciada a construção da igreja definitiva como auxílio do povo. Tanto a cruz como a igreja edificada ainda permanecem no mesmo local como testemu­nhas históricas do nascimento do povoado.
O Município de Aparecida de Goiânia se chamou, ainda como povoado, Aparecida, nome derivado da padroeira do lugar, Nossa Senhora Aparecida. Em 1958, a Lei Municipal n. 1295 alterou-lhe o nome para Vila Aparecida de Goiás, e restaurou a condição de Distrito, sendo a derivação implícita. Ainda em 1958, a Lei Municipal n. 1.406, de 26 de dezembro, fixou-lhe o nome de Goialândia, formado de Goia de Goiânia e Lândia de Hidrolândia, o que indica Vila situada entre os municípios de Goiânia e Hidrolândia. O nome "Goialândia" porém não foi aceito por parte dos seus moradores, permanecendo o anterior.
A Lei Estadual n. 4.927, de 14 de novembro de 1963 eleva à categoria de Município o Distrito, modificando-lhe o nome para Aparecida de Goiânia, já com foros de cidade, que pode ser dada como cidade que nasceu de Goiânia. Os primórdios da evolução social do pequenino povoado repousam na capelinha Nossa Senhora Aparecida. Local onde os moradores de então pratica­vam o culto religioso àquela que seria mais tarde consagrada a padroeira do lugar.
Formação administrativa.
Por força do Decreto Estadual n. 1 227, de 2 de agosto de 1935, o território do município de Campinas (hoje o mais populoso bairro de Goiânia), integrou-se na formação do município de Goiânia e, com ele, o povoado de Aparecida.
Em virtude do Decreto-Lei Estadual n. 1.233, de 31 de outubro de 1938, que fixou a divisão territorial do Estado, em vigor no qüinqüênio 1939 a 1943, o seu território foi adquirido pelo Distrito de Goiânia, voltando, conseqüentemente, à condição de Povoado, ficando assim aglutinado até 1958.
Pela Lei Municipal n. 1.295, de 19 de dezembro de 1958, foi devolvi­do ao povoado à condição de vila, restaurando o Distrito, denominando-o Aparecida de Goiás. Pela Lei Municipal n. 1406, de 26 de dezembro de 1958, foi o Distri­to denominado "Goialândia".
Pela Lei Estadual n. 4927, de 14 de novembro de 1963, foi o Distrito elevado à categoria de Município, tendo a sede a denominação de Aparecida de Goiânia, com apenas o Distrito da sede, e a mesma área territorial desmembrada de Goiânia. Atualmente, o município é formado pela sede municipal, o Distrito de Vila Brasília, cuja denominação foi modificada por lei como "Distrito de Nova Brasília", nome desconhecido pela população.

wikipedia.
___________________________________________________

O povoado nasceu na região do rio Meia-Ponte em 11 de maio de 1922 quando alguns devotos de Nossa Senhora Aparecida doaram um alqueire de terra para construir uma igreja para a santa.
Em 1958 pelo grande crescimento, o povoado foi elevado à vila com o nome de Vila Aparecida de Goiás. Mais tarde, em 1958, passou a se chamar Goialândia e assim permaneceu até novembro de 1963. Neste ano, a vila se emancipou e recebeu um novo nome: Aparecida de Goiânia.
Hoje, devido ao grande crescimento da cidade, Aparecida de Goiânia se limita com a capital numa zona totalmente urbanizada. Uma avenida é dividida ao meio determinando o fim da capital e o início do município. Abriga um dos maiores distritos industriais do estado sendo também um importante centro comercial e de prestação de serviços. 

 http://cidadebrasileira.brasilescola.com/goias/atrativos-turisticos-aparecida-goiania.htm

___________________________________________________
 Em 11 de maio de 1922, os senhores Abrão Lourenço de Carvalho, João Batista de Toledo, Antônio Barbosa Sandoval e Aristides Frutuoso, devotos de Nossa Senhora Aparecida, doaram um alqueire de terra para que as famílias vizinhas construíssem uma igreja para a Santa, utilizando-se de materiais doados pela comunidade.
  Acabava de nascer o povoado de Aparecida, a 15 Km de Goiânia, na microregião do Meia-Ponte. Em 1958 foi elevado a condição de Vila, como distrito de Goiânia e o nome de Vila Aparecida de Goiás, passando a se chamar Goialândia, ainda em 1958, nome que permaneceu até 14 de novembro de 1963, quando se emancipou com o atual nome de Aparecida de Goiânia. Localizada a 808 m de altitude, em terreno plano, levemente ondulado, o município de Aparecida de Goiânia, com 289 Km² e aproximadamente 300.000 hab, é cortado pela BR-153 e diversas rodovias municipais e banhado pelo Rio Meia Ponte, os córregos Santo Antônio, Tamanduá, do Almeida, Salvador e o Ribeirão das Lages, além de pequenos outros ribeirões que brotam em suas terras.

  A vegetação predominante é o cerrado e o seu alto grau de ocupação populacional faz com que não tenha expressão em agricultura extensiva, predominando a horticultura e a pecuária leiteira. Seus recursos minerais se limitam à extração de cascalho, pedra e areia para o próprio mercado e de Goiânia, com quem se limita em zona totalmente urbanizada. A sua proximidade com a capital do Estado tem atraído para o município importantes indústrias, tais como Mabel, Vepeza e outras, concentradas no Distrito Agro Industrial de Aparecida de Goiânia-DAIAG, hoje com seu espaço totalmente ocupado, às margens da BR-153.

  O clima do município é úmido, do tipo mesotérmico, com temperatura anual média de 21°C e um índice pluviométrico de 1.500mm, com chuvas concentradas nos meses de novembro a março.
   ASPECTOS HISTÓRICOS, NOMES ANTIGOS E ORIGENS
  Primitivamente, o município de Aparecida de Goiânia se chamou, ainda como povoado, APARECIDA, nome derivado da padroeira do lugar, Nossa Senhora Aparecida.
  Em 1958, a Lei Municipal nâ. 1295 alterou-lhe o nome para Vila Aparecida de Goiás, e restaurou a condição de Distrito, sendo a derivação implícita.
  Ainda em 1958, a Lei Municipal nâ 1.406, de 26 de dezembro, fixou-lhe o nome de GOIALÂNDIA, formado de GOIA de Goiânia e LÂNDIA de Hidrolândia, o que indica Vila situada entre os municípios de Goiânia e Hidrolândia. O nome "Goialândia" porém não teve aceitabilidade por parte dos seus moradores, permanecendo o anterior.
Pela Lei Estadual nâ 4.927, de 14 de novembro de 1963 que a eleva à categoria de Município o Distrito, modificou-lhe o nome para APARECIDA DE GOIÂNIA, já com foros de cidade, que pode ser dada como cidade que nasceu de Goiânia.
  Os primórdios da evolução social do pequenino povoado, repousam na capelinha Nossa Senhora Aparecida, onde os moradores de então pratica­vam o culto religioso, àquela que seria mais tarde consagrada a padroeira do lugar.
  Habitavam naquelas paragens os fazendeiros José Cândido de Queirós, Abrão Lourenço de Carvalho, António Barbosa Sandoval, João Batista de Toledo e Aristides Frutuoso suas mulheres e filhos que, juntando-se a mais outros formavam o núcleo populacional que marcou o início da sua história.
  As frequentes brigas levadas a efeito pêlos padres sediados em Campinas, que para o pequeno lugarejo se transportavam em animais a fim de cumprirem missão de fé, acabaram por incutir nos primeiros habitantes o sentimento religioso da Igreja Católica Apostólica Romana, acentuando indelevelmente a agregação religiosa, incrementando, conseqüentemente, a afluência de residentes em função do culto.
  Para formação do património da igreja, José Cândido de Queirós e sua mulher D. Maria Elias de Jesus, fizeram doação de 2 alqueires de terras a Mitra Arquidiocesana de Goiás, conforme Escritura Pública de doação lavrada em 18 de março de 1922 pelo l* Tabelião do extinto Termo de Campinas, Clemente Rochedo de Abreu levado ao Cartório de Registro de Imóveis da 3e circunscrição de Goiânia pelo oficial do Registro de Imóveis Dra. Maria Alice Coutinho Seixo de Britto, no Livro 3-Qi fls. 243 sob o nâ 22.586, sendo que Abrão Lourenço de Carvalho e sua mulher Amónia Maria de Jesus, António Barbosa Sandoval e sua mulher D. Bárbara Thomásia de Jesus doa­ram em conjunto mais dois alqueires de terras com partes iguais de um alqueire cada uma, cuja escritura foi lavrada em 18 de novembro de 1925 e registrada no mesmo Cartório sob o n1 22.585, no mesmo livro e folhas, não havendo registro de qualquer outra doação, que não sejam as prefaladas.
  No dia 3 de maio de 1922 foi levantada uma cruz de aroeira construída e oferecida por Aristídes Frutuoso, celebrando-se aí, neste mesmo dia, a primeira missa campal, rezada por sacerdote vindo da cidade de Goyaz.
  Provisoriamente serviu de capela um rancho de folhas de bacuri, sendo a primeira festa realizada no dia 11 de maio de 1922 e, no mesmo ano foi iniciada a construção da igreja definitiva como auxílio do povo. Tanto a cruz como a igreja edificada ainda permanecem no mesmo local como testemu­nhas históricas do nascimento do povoado.
  Por força do Decreto Estadual n1 227, de 2 de agosto de 1935, o território do município de Campinas (hoje o mais populoso bairro de Goiânia), integrou-se na formação do município de Goiânia e, com ele, o povoado de Aparecida.
  Em virtude do Decreto-Ld Estadual nâ 1.233, de 31 de outubro de 1938, que fixou a divisão territorial do Estado, em vigor no quinquénio 1939 a 1943, o seu território foi adquirido pelo Distrito de Goiânia, voltando, conseqüentemente, à condição de Povoado, ficando assim aglutinado até 1958.
  Pela Leil Municipal nâ 1.295, de 19 de dezembro de 1958, foi devolvido ao Povoado a condição de Vila, restaurando o Distrito, denominando-o Aparecida de Goiás.
Pela Lei Municipal nâ. 1406, de 26 de dezembro de 1958, foi o Distrito denominado "Goialândia".
  Pela Lei Estadual nâ. 4927, de 14 de novembro de 1963, foi o Distrito elevado à categoria de Município, tendo a sede a denominação de Aparecida de Goiânia, com apenas o Distrito da sede, e a mesma área territorial desmembrada de Goiânia.
Atualmente, o município é formado pela sede municipal, o Distrito de Vila Brasília, cuja denominação foi modificada por lei como "Distrito de Nova Brasília", nome desconhecido pela população.

 http://www.achetudoeregiao.com.br/go/aparecida_de_goiania_historia.htm.

Nenhum comentário: