11/01/2012

Dinâmicas interessantes.

Bem-vindo!


Objetivo: fazer a apresentação das pessoas e promover a integração do grupo.

- Entregar a cada pessoa um círculo de papel para que escreva nele seu nome (crachá).

- Passar um saco com pares de balas doces para que cada pessoa retire uma.

- Pedir que cada um procure seu par (de bala igual) e sente-se ao seu lado.

Trabalho em duplas: conversar com o par sobre a origem/escolha do seu nome, idade, signo, música e filme de que gosta, desejos etc, por 5 minutos.

Trabalho em grupo: pedir que formem um círculo e que cada um apresente o seu par dizendo que descobriu sobre a outra pessoa. A medida que se apresentam, colocam um no outro o crachá com o nome, desejando boas vindas.

Pedir para estarem atentos às apresentações, pois todos merecem ser bem recebidos.

Ao final, compartilhar: O que gostaríamos de encontrar neste grupo?
Encerrar com um aperto de mão e uma salva de palmas a todos.
 
 
Viver e conviver

Os filmes Clube dos Cinco (1985) e Pro dia nascer feliz (2006) (trailer: www.youtube.com/watch?v=uxEQhcZNHfM) contam a história de adolescentes e suas vivências na escola, permeadas de suas histórias de vida, sonhos e desencontros.

Sugestão de atividade:

- Fazer a crítica dos filmes Pro dia nascer feliz e Clube dos Cinco.

- Conversar sobre as ações que fazemos ou presenciamos e que estragam a convivência entre as pessoas. Sobre o papel dos conflitos sempre presentes na convivência humana; a diferença entre conflito e confronto e o que cada um deles gera.

Depois, sobre quais valores restabelecem o respeito, a confiança e a boa convivência do grupo e da comunidade.

- Conversar sobre a escola que queremos e a contribuição de cada grupo: professores, estudantes, funcionários, equipe diretiva etc., para criar na escola um ambiente bom de convivência que possibilite às pessoas se exercitarem na vivência da paz, do respeito às diferenças e da solidariedade.
 
Bola dos sentimentos
Objetivo: promover a integração do grupo.

Listar virtudes e sentimentos e escrever em papéis ou etiquetas para colar em uma bola.
Ex: amor, perdão, tolerância, raiva, alegria, tristeza, paz, rancor, solidariedade etc.

Em círculo, jogar a bola para o colega que retira uma etiqueta colada e fala sobre aquele sentimento ou virtude e por que o escolheu.
Viver a Vida
A ponta do mistério

Pode ser ruim pensar apenas no presente
Pode ser pouco inconsequente
Não se programar pra preparar um bom futuro
Pode ser um tiro no escuro
Pode ser também que a gente morra de repente
Pode ser um tanto deprimente
Não aproveitar os dias adiando a vida
Pode ser um tiro suicida
Deve ser tão bom levar a vida livremente
Deve ser bastante diferente
Não se acomodar, seguir em frente nessa estrada
Deve ser um tiro de largada.

(Gabriel o Pensador, poeta e cantor brasileiro)
Para conversar:

Esta poesia é um convite para a gente pensar sobre como viver a vida.
É possível construir um estilo de vida que nos ajude a viver bem? O que ajuda e o que não ajuda nesta tarefa?
- Trabalhar em grupo, com o objetivo de integração e reflexão do tema.
- Cada grupo conversa sobre a poesia e resume sua ideia de viver bem, em quatro frases (duas para cada questão); as escreve em quatro tiras de papel e coloca cada uma dentro de um balão da mesma cor. Enchem-se os balões que ao som de uma música são atirados para cima. Todos se esforçam para mantê-los no ar. Ao parar a música, cada grupo pega quatro balões de cor diferente dos seus, estoura, lê cada frase e a fixa em um painel de isopor. Se desejar, pode comentá-la. Faz-se a leitura final e finaliza-se com uma salva de palmas para o trabalho dos grupos. 

Perca tempo
Utilize a poesia de Quintana para fazer uma encenação sobre esse tempo que estamos vivendo: situações de quem vive com pressa e escravo do relógio; de quem vive “matando” o tempo; de quem perde as oportunidades recebidas por não conseguir administrar o tempo que tem; de quem aprendeu a discernir prioridades e viver bem.

O Tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é Natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está à minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

(Mário Quintana, poeta brasileiro)

Faça sua parte
Forme grupos para discutir as dicas do "Movimento Todos Pela Educação" para os estudantes. Cada grupo discute três ou quatro dicas e depois apresenta para os demais as principais ideias debatidas. Pode-se propor que cada um apresente em forma de rap ou outro estilo musical.

Veja cada dica mais detalhada no site:
www.todospelaeducacao.com.br

1 - Acredite em você
2 - Assuma a responsabilidade de ser estudante
3 - Não abra mão de seu direito de aprender
4 - Leia muito
5 - Faça o máximo para não repetir o ano
6 - Converse sobre a escola com seus pais
7 - Cuide da sua saúde
8 - Ajude seus colegas e outros estudantes
9 - Cobre seu direito a uma educação de qualidade
10 - Respeite a equipe da sua escola
11 - Apoie a integração entre escola e comunidade
12 - Fique de olho nos políticos
13 - Lembre-se da educação na hora de votar
14 - Participe, manifeste-se, seja ativo
15 - Acompanhe o uso dos recursos na educação
16 - Apoie a construção de parcerias
17 - Saiba mais sobre a educação no Brasil
Cartões Postais
Objetivos: quebrar gelo” e integrar os participantes do grupo.

Descrição: o animador fixa cartões postais numerados num lugar visível ao grupo.

Convida os presentes a observarem em silêncio os postais, escolhendo cada qual o que mais lhe agrada e também aquele de que menos gosta. Cada um escreve em uma folha o porquê da escolha.

Formam-se pequenos grupos para conversar sobre suas escolhas.
No plenário, cada grupo comenta sua escolha; em primeiro lugar, indicam os postais que não lhes agradaram e, a seguir, aqueles dos quais mais gostaram.

Avaliação:
- O que descobrimos acerca dos demais, através desse exercício?
- Como nos sentimos?

Escravos de Jó
Objetivos: integrar o grupo para trabalhar em sintonia.

Descrição: sentados em círculo, cada um com uma caixa de fósforos na mão, cantar a cantiga Escravos de Jó, passando a caixa de fósforos para o colega da direita, de forma ritmada, de modo que nenhuma caixa fique parada. Quando chegar no refrão, movimentar a caixa pra direita, pra esquerda e pra direita, sem perder o ritmo.

Avaliação:
- O que descobrimos com esta brincadeira?
- Que exercícios foram necessários?
 
Balão dos sonhos
Objetivos: integrar o grupo e falar dos sonhos.

Descrição: entregar um balão colorido e um pedaço de papel para cada pessoa. Pedir para que anotem seu maior desejo para este ano e como pretendem realizá-lo. Colocar o papel dentro do balão, encher e amarrar. Fazer um círculo e, dois a dois, conversar sobre este sonho. Depois, ao som de uma música, soltar os balões para o alto, de modo que todos se envolvam na brincadeira. O animador vai motivando o grupo para não deixar cair ou perder nenhum dos sonhos; que o ar leve estas intenções para cima, para o mundo, e que sejam para melhorá-lo.

Finalizar: finalizar com um abraço, desejando boas vindas ao colega de turma.
Quem sou eu?
Finalidade: apresentação socializada em grupo de participantes que não se conhecem.

Característica: autoconhecimento, descobertas, memória.

Material: cartolinas, hidrocor, fita adesiva.

Descrição:

1. Cada um escreve num círculo de cartolina, nome, signo do zodíaco e duas características marcantes que acha que os outros lhe atribuem.
2. Em seguida, escolhe-se no grupo um parceiro para conversar. A dupla então troca informações pessoais, aprofundando o conhecimento mútuo.
3. Ao comando do educador (coordenador), forma-se um círculo onde um apresenta o outro. As cartolinas com as informações pessoais são mostradas ao grupo.

Comentários:

1. As cartolinas podem ficar expostas durante o encontro, criando um ambiente de intimidade.
2. Uma conversar posterior sobre o que ocorreu pode possibilitar uma discussão sobre o grupo, seus limites e barreiras pessoais.


Fonte: Jogos de Cintura - Escola Sindical 7 de Outubro. Publicada no livro “Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças” - Ana Maria Gonçalves e Susan Chiode Perpétuo, editora DPeA.

História coletiva
Finalidade: desenvolver a fantasia e reflexão quanto ao entrosamento do grupo.

Característica: imaginação, verbalização, rapidez, espírito de equipe.

Descrição:

1. Sentados em roda, alguém inicia uma história (de preferência com um enredo fantástico e estimulante).
2. A história vai sendo completada pelo colega vizinho à sua direita e assim sucessivamente até todos darem sua contribuição a essa história maluca.
3. Termina quando todos já tiverem contribuído para a história.

Comentários:

O educador (coordenador) deve frisar que uma regra fundamental do jogo é a não-interrupção da história, ou seja, ao receber o enredo passado pelo colega à sua esquerda, o participante deve imediatamente continuar a história com uma relativa coerência.


Fonte: Jogos de Cintura - Escola Sindical 7 de Outubro. Publicada no livro “Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças” - Ana Maria Gonçalves e Susan Chiode Perpétuo, editora DPeA.
 

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