27/12/2009

Frases para reflexão.

"O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das ciências da educação não faz educadores. Educadores não podem ser reproduzidos. EDUCADORES nascem".  Rubem Alves.

"Todo conhecimento começa num sonho. O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não ensina. Brota das profundezas da terra. Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa: Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos".

"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". Paulo Freire.

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes". Paulo Freire

"Quem ama educa". Paulo Freire

"A leitura engrandece a alma". Voltaire

"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro". Henry Thoreau

"Um professor pode levá-lo até a porta, mas abri-la é com você." Provérbio Chinês

"Uma ideia pode transforma-se em pó ou magia, dependendo do talento que nela tocar." Willian Bernbach

"O melhor de ser professor, é nunca deixar de ser aluno".

"Somos do tamanho dos nossos sonhos". Fernando Pessoa

"Tu me dizes, eu esqueço.
Tu me ensinas, eu me lembro.
Tu me envolves, eu aprendo." Prof. Lisânia

"Tudo que é combinado não é dolorido".

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine em aplausos." Charles Chaplin.

"Todas as cores do arco - íris superpostas formam o branco só a integração de todos com suas diferenças é que pode criar harmonia"> Rose Marie Muraro.

"Educautismo: por um mundo onde todas as pessoas possam ser igualmente especiais." Jaqueline Batista

26/12/2009

Textos importantes.

ORAÇÃO DO EDUCADOR.
SENHOR,
Tu me chamaste para a grande missão de educar.
Eu respondi ao teu apelo. Preparei-me cuidadosamente para servir-te na pessoa de meu educando.
Tu o colocas no meu caminho.
Faz-me descobrir nele a originalidade de tua palavra criadora.
Reconhecer e respeitar os sinais de tua presença, ajudando-o a percorrer seu próprio caminho, sem colocar-lhe limites.

SENHOR,
Dá-me a intuição para perceber as tuas exigências em cada um dos meus educandos.

SENHOR,
Apoiado na tua graça, assumo a responsabilidade de ser mestre pelo testemunho e pela palavra. e não nos deixe cair em tentação mais livrai-nos do mal.


SOU UM PROFESSOR.
Eu sou um professor. Nasci primeiro que uma pergunta saltou da boca de uma criança. Tenho sido muitas pessoas em muitos lugares.
Sou Sócrates, estimulando a juventude de Atenas para descobrir novas ideias usando perguntas.
Sou Paulo Freire, construindo com tijolos o passaporte para a leitura.
Sou Ayrton Senna, que transformou sua fama de heroi esportista em recursos para educar crianças em seu país.
Sou Vanderlei Geraldi, fazendo das salas de aula meus "portos de passagem".
Os nomes daqueles que exerceram minha profissão constituem uma galeria da fama da humanidade: Jesus, Buda, Paulo Freire, Confúcio, Montessori, Emília Ferreiro, Moi´ses.
Eu sou também aqueles nomes e rostos que já foram esquecidos, mas cujas lições e cujo caráter serão para sempre lembrados nas realizações dos que educaram.
Já chorei de alegria em casamentos de ex-alunos, ri de felicidade pelo nascimento de seus fihos e me quedei de cabeça baixa, em dor e confusão, junto a sepulturas cavadas cedo demais para corpos jovens demais.
No decorrer de um dia já fui chamado para ser artista, amigo, enfermeiro, médico, treinador, tive que encontrar objetos perdidos, emprestar dinheiro, fui motorista detáxi, psicólogo, substituto de pai e mãe, vendedor, político e guardião da fé.
Eu sou um paradoxo. Quanto mais escuto, mais alta se faz ouvir minha voz. Quanto mais estou disposto a receber com simpatia o que vem de meus alunos, mais tenho para oferecer-lhes.
Riqueza material não é o meu principal objetivo, mas eu sou um caçador de tesouros, dedicado em tempo integral à procura de novas oportunidades para meus alunos usarem seus talentos e buscando sempre descobrir seu potencial, às vezes enterrado sob o sentimento do fracasso.
Sou o mais afortunado dos trabalhadores.
Um médico pode trazer uma vida ao mundo num só momento mágico. A mim é dado cuidar que a vida renasça a cada amor de verdade.
Um arquiteto sabe que, se construir com cuidado, sua estrutura pode durar séculos. Um professor sabe que, se construir com amor de verdade, sua obra com certeza durará para sempre.
Sou um guerreiro que luta todos os dias contra a pressão de colegas, contra a negatividade, o medo, o conformismo, o preconceito, a ignorância e a apatia. Mas tenho grandes aliados: a inteligência, a curiosidade, a fé, o amor e o riso. Todos vêm reforçar minha trincheira.
E a quem devo agradecer pela vida maravihosa que tenho senão a vocês, pais, que me honraram ao me confiar seus filhos que são sua maior contribuição para a eternidade?
E assim tenho um passado rico de recordações. Tenho um presente desafiador, cheio de aventuras e alegrias, porque me é dado passar todos os meus dias com o futuro. Sou um professor... e agradeço a Deus por isso, todos os dias.
Schalatter, Jonh W. Canja de Galinha para a Alma.